Comendo muita merda por isso seus dentes estão Podres

Ai as férias! Hora de se aconchegar com uma bebida quente, se reunir em torno de uma mesa cheia de guloseimas, embalar seus biscoitos favoritos para vizinhos e amigos e… visitar o dentista? Se uma viagem de emergência ao dentista da família local não estiver no seu calendário de férias, você pode repensar alguns de seus deleites favoritos. Com a temporada durando seis semanas ou mais, abusar de algumas delícias de férias pode resultar em cáries, manchas ou dentes rachados se você não for cuidadoso. Abaixo, descrevemos as guloseimas de férias com as quais você deve ter cuidado e por quê, bem como maneiras de aproveitar as festividades enquanto protege sua saúde bucal.

Como o açúcar afeta seus dentes

Você já notou uma sensação pegajosa ou viscosa na boca quando come muito açúcar? Isso é placa. A placa se forma quando as bactérias se acumulam nos dentes. Normalmente, a placa é lavada pela saliva, mas um ambiente com muito açúcar pode criar mais placa do que sua sálvia pode suportar. As bactérias da placa se alimentam de açúcar, transformando-o em ácidos. Os ácidos corroem o esmalte dos dentes, permitindo que as bactérias causem infecções no colo dos dentes, ou seja, formem cáries.

Então, o açúcar em si não apodrece seus dentes, mas causa um ambiente ruim para sua saúde bucal se você comer muito, porque:

  • O açúcar permite que as bactérias prosperem na boca.
  • As bactérias se alimentam de açúcar para criar ácido, que danifica o esmalte dos dentes.
  • O açúcar desidrata você, diminuindo seu suprimento de saliva, sua primeira linha de defesa contra bactérias e ácidos.

Os piores deleites de férias para seus dentes

O que você está realmente tentando evitar se quiser proteger seus dentes nesta temporada de festas não é apenas o açúcar. É a combinação de açúcar e ácido, ou algum outro fator que pode amplificar o efeito do açúcar ou degradar o esmalte dos dentes. Com isso em mente, identificamos as 6 piores guloseimas de férias para os dentes e descrevemos seus perigos potenciais.

  1. Bastões de hortelã- pimenta: Bastões de doces, balas de hortelã-pimenta e bastões de hortelã-pimenta são um símbolo onipresente dos feriados, perfeitamente projetados para danificar seus dentes. Eles são inteiramente de açúcar (com apenas um pouquinho de óleo de hortelã-pimenta). E não apenas açúcar, mas açúcar cristalizado de derretimento lento. Morder um pode quebrar uma obturação ou um dente fraco, mas chupar um lentamente satura sua boca com bactérias que adoram açúcar que podem levar à cárie dentária. Chamamos as mentas especificamente porque são tão comuns desde o Dia de Ação de Graças até o Ano Novo, mas todos os doces duros ficam no topo da lista de guloseimas de férias.
  2. Caramelo e quebradiço: duro, mastigável e perfeitamente projetado para ficar preso nos dentes é uma combinação deliciosa e destrutiva. Quando você morde esses doces duros, às vezes corre o risco de lascar um dente ou desalojar um recheio, especialmente se eles contiverem nozes. Quando o caramelo gruda entre os dentes ou nas fendas dos dentes – o que invariavelmente acontece – você acaba com um ninho perfeito para bactérias, cheio de sua comida favorita, o açúcar.
  3. Milho Caramelo: O milho caramelo está na pior lista de guloseimas de férias pelo mesmo motivo que o caramelo: a combinação de açúcar e dureza. Mas a pipoca também tem uma capacidade única de ficar presa entre os dentes. Quando foi a última vez que você comeu uma tigela de pipoca e não precisou passar o fio dental depois? A adição de caramelo torna a pipoca ainda mais propensa a ficar presa, saturando seus dentes e gengivas em açúcar enquanto estiver entre eles.
  4. Nozes cristalizadas: As nozes da loja raramente são a única causa de um dente quebrado, mas durante as férias muitas pessoas gostam de descascar e assar suas próprias nozes. Uma casca perdida ou noz mal torrada pode representar um risco para os dentes delicados. Nozes cristalizadas também são um pouco melhores do que balas duras quando se trata de teor de açúcar, embora felizmente elas não permaneçam tanto tempo na boca.
  5. Bebidas Quentes Doces: Se difícil = perigoso, você pode pensar que seguir a rota líquida seria mais fácil para seus dentes. Infelizmente, como os líquidos podem atingir cada pequena superfície da boca (entre os dentes, nas ranhuras dos dentes e ao redor de todo o corpo de cada dente), beber um chocolate quente ou cidra torna toda a boca vulnerável a bactérias. Além disso, o calor de bebidas quentes pode enfraquecer o esmalte dos dentes ou causar microfissuras que criam sensibilidade, permitem manchas e aumentam o risco de cárie dentária.
  6. Vinho: Tanto os vinhos tintos quanto os brancos têm alto teor de acidez, o que novamente leva à erosão do esmalte dos dentes. O vinho também desidrata você, diminuindo o fluxo de saliva ao longo do tempo e quebrando suas defesas naturais contra o ácido. Além de tudo isso, os taninos do vinho tinto são conhecidos por manchar os dentes.

Os melhores deleites do feriado para seus dentes

Então, o que você pode comer naquela mesa de bufê de férias? Bastante. Você pode até se deliciar com delícias açucaradas se fizer isso com moderação. Você notará que em todos os alimentos e bebidas que mencionamos acima, havia uma combinação de fatores que aumentava o risco à saúde bucal. Mas, se você simplesmente não quer ter que pensar no que pode ou não ser seguro para sua saúde bucal, descrevemos suas 3 melhores guloseimas de férias para seus dentes.

Queijo: O queijo é uma opção surpreendentemente boa para sua saúde bucal. É rico em fosfato e cálcio, que suporta a saúde geral dos dentes e ossos, mas também ajuda a aumentar o nível de pH da boca (reduzindo a acidez). Apenas tome cuidado com o número de biscoitos amiláceos em que você coloca o queijo.

Chocolate amargo: Pesquisas mostram que o cacau cru tem ação antibacteriana natural que pode ajudar a combater cáries, placas e cáries. Há também um composto orgânico no chocolate chamado teobromina que é melhor que o flúor no endurecimento do esmalte dos dentes. No entanto, o teor de açúcar na maioria dos doces de chocolate nega quaisquer benefícios para a saúde bucal. Optar pelo chocolate mais escuro que você pode saborear – idealmente com menos de 6 a 8 gramas de açúcar por porção – é a melhor maneira de aproveitar esse deleite enquanto salva seus dentes.

Gingerbread: Nem todos os favoritos do feriado são uma má ideia! Pão de gengibre e gengibre normalmente embalam um soco saboroso com muito menos açúcar do que outros biscoitos ou doces sazonais. Os gengibres são deliciosamente crocantes sem serem muito duros e o pão de gengibre fornece uma opção macia sem ser tão pegajoso ou mastigável que fica preso nos dentes.

Como proteger a saúde bucal enquanto desfruta de guloseimas de férias

Se não são as férias sem uma bengala doce ou uma xícara de chocolate quente, tudo bem. Existem maneiras de aproveitar até as piores guloseimas de férias para os dentes, minimizando os riscos para a saúde bucal. Aqui estão nossas três dicas:

Não faça lanches: tratar suas guloseimas como sobremesa em vez de lanches oferece dois benefícios importantes para a saúde. 1) Você provavelmente comerá menos se se limitar a uma quantidade restrita em um determinado momento. 2) Sua boca não estará lutando contra o acúmulo constante de ácido. A saliva aumenta naturalmente quando você come, então, se houver algum momento em que sua boca pode lidar com o acúmulo adicional de açúcar e ácido, é logo após uma refeição.

Beba bastante água: quanto mais hidratado você estiver, mais saliva terá. Se você sabe que uma reunião de férias provavelmente incluirá muito açúcar ou álcool, certifique-se de tentar negar seus efeitos desidratantes bebendo muita água. Apenas o ato de beber também ajudará a proteger sua boca – não é tão poderoso quanto a saliva, mas a água remove bactérias e ácidos.

Escovar os Dentes: Escovar os dentes após qualquer refeição, e principalmente antes de dormir, é sempre a melhor proteção que você pode oferecer aos seus dentes. No entanto, certifique-se de esperar pelo menos 30 minutos depois de consumir guloseimas açucaradas ou ácidas antes de escovar. Isso evita o risco de escovar o ácido residual nos dentes e causar maior erosão.

Odontologia da Família na University General Dentists em Knoxville, TN

As férias são para serem aproveitadas com a família e os amigos, e o que seria de uma reunião sazonal sem a comida e as bebidas que esperamos todos os anos? Basta escolher sabiamente e entrar com moderação. Certifique-se de não expor sua boca a alimentos que aumentam a acidez e criam um lar aconchegante para as bactérias dia após dia. A última coisa que você quer é uma cárie ou um dente trincado arruinando as maiores delícias da estação.

Se você precisar de cuidados dentários extras durante as férias, a University General Dentists está aqui para ajudar. Oferecemos serviços de odontologia familiar para manter os sorrisos de seus entes queridos saudáveis ​​e fortes. Acreditamos em cuidados dentários atenciosos e respeitosos, e fornecemos tudo, desde exames de rotina a extensos reparos dentários com a mais recente tecnologia de ponta. Agende uma consulta em nosso escritório do UT Medical Center em 865-305-9440 ou em nosso escritório de West Knoxville em 865-500-5700.

Durante a temporada de férias, o escritório estará fechado a partir das 12h do dia 23/12/21 e retornaremos ao escritório no dia 03/01/2022 às 8h. Em caso de emergência, um médico está de plantão. Ligue para o escritório do hospital em (865)305-9440, os avisos devem direcioná-lo para a operadora do hospital que notificará o médico de plantão.

Category: Dentista

About Dra. Vanessa

Dra. Vanessa é uma apaixonada pela odontologia, dedicada a proporcionar sorrisos saudáveis e confiantes aos seus pacientes. Com vasta experiência em ela combina conhecimento técnico com um toque compassivo, garantindo cuidados odontológicos excepcionais. Além de sua prática clínica, a Dra. Vanessa também compartilha insights valiosos sobre saúde bucal para educar e inspirar. Conecte-se conosco para obter orientações personalizadas e embarcar em uma jornada em direção a um sorriso radiante.