Dicas de Como Escovar os Dentes do Cachorro

Você sabe como escovar os dentes do seu cachorro? Como vimos no artigo sobre dor de dente em cães, é imprescindível a limpeza diária dos dentes para manter a saúde bucal do seu melhor amigo.

Os dentes limpos também podem aumentar a saúde, a felicidade e a longevidade do seu amigo canino. A cárie e o tártaro não causam apenas mau hálito. Eles também podem resultam na perda dos dentes.

Problemas sérios de higiene dental também podem levar a infecções fatais e dolorosas. Estas infecções podem comprometer os rins, coração e fígado. Ao escovar regularmente os dentes do seu cão, você ajudará a melhorar sua qualidade de vida.

Como Preparar a Escovação do seu Cão

Escolha uma escova de dentes para cães

Há uma grande variedade de escovas de dentes que são projetadas para cães. Elas estão disponíveis em qualquer petshop.

As escovas para cachorros possuem cerdas mais suaves e são projetadas para facilitar o acesso às áreas difíceis de alcançar.

Escolha uma escova com base no tamanho do seu cão. Você pode usar uma escova de dentes maior para cachorros maiores, mas para os cachorros menores você precisará de uma escova que se encaixe facilmente na boca.

Há também escovas de dedo que se encaixam no final do seu dedo e podem fornecer uma melhor precisão. Mas, essas escovas também aumentam a probabilidade de seu cão acidentalmente morder seu dedo.

Não use uma escova de dentes humana adulta para escovar os dentes do seu cão. Você até pode usar a escova de dentes de uma criança suave, se necessário, mas o mais indicado é ter uma própria para cachorros.

Como escolher uma pasta de dentes para cães

Como as escovas, existem diferentes tipos de pastas de dentes para cães. Nunca use creme dental humano para escovar os dentes do seu cão.

A pasta de dentes humana contém fluoreto e às vezes outros ingredientes que podem ser tóxicos. Nós não engolimos pastas de dente quando escovamos, mas muitos cães fazem. Comer creme dental pode causar vômitos e possíveis danos nos rins.

A pasta de dentes para cães está disponível em muitos sabores diferentes para ajudar a tornar a escovação mais fácil e agradável para o seu melhor amigo. Você pode tentar vários sabores para encontrar o que funciona melhor para você e seu cachorro.

Crie esse hábito enquanto seu cachorro ainda é jovem

O momento ideal para começar a escovar os dentes de um cão é quando ainda é um filhote. Você pode começar tão cedo quanto oito semanas de idade. Começar desde filhote pode ajudar um cão a se acostumar com a sensação da escova e o ato de escovar.

No entanto, começar ainda filhote, não vai fazer muita diferença na limpeza geral dos dentes do seu cão. Isso ocorre porque não terá todos os seus dentes permanentes até os seis meses de idade. Mesmo assim ele já estará se acostumando e com isso posteriormente facilitará sua higiene bucal.

Escolha um bom momento para escovar

O momento em que você escolhe para escovar os dentes do seu cão pode ter um grande impacto sobre o sucesso nessa sua tarefa. Tente escovar os dentes do cão quando estiver calmo e relaxado.

Um bom momento para tentar isso é depois que o cão se exercitou ou brincou. Assim, ele estará cansado e menos propensos a lutar com você.

Escovando os Dentes do Cachorro

  1. Mantenha o seu cão confortável com a sua mão na boca dele. Pode levar tempo para se acostumar a tocar nesta área.
  2. Deixe seu cachorro lamber um pouco da pasta de dente na ponta do seu dedo.
  3. Mostre a escova de dentes para o seu cão e deixe inspecionar a escova antes de colocá-la na boca.
  4. Escove suavemente um ou alguns dos dentes mais fáceis de alcançar. Os dentes caninos são os mais longos e geralmente os mais fáceis de alcançar. Aumente o número de dentes que você escova cada vez até que o cachorro se sentir mais confortável.
  5. Quanto mais frequentemente você escova os dentes do seu cão, mais se acostumará com suas mãos à sua boca. Isso facilitará a limpeza ao longo do tempo.

Dicas de como escovar os dentes do cachorro

    • Alguns cães serão receptivos à escovação, mas se o seu cão está relutante ou agindo de forma agressiva, avance com cautela. O ideal é experimentar usar um amigo ou membro da família para fazer carinho nele enquanto você escova.
    • Ao longo do processo, elogie o cão com uma voz calma.
    • Depois de escovar alguns dentes, recompense o cachorro com um petisco e termine a sessão.
    • Se o seu cão não tolerar uma escova de dentes, tente aplicar a pasta em um pedaço de pano, como uma toalha ou gaze.
    • Outras alternativas à escovação incluem spray ou gel que podem ser aplicados regularmente. Eles contêm ingredientes que ajudam a deter o crescimento bacteriano que causa o acúmulo de tártaro. Consulte o seu veterinário sobre como usar estes e outros produtos.
    • Se o seu cão não aceitar a sua limpeza, leve-o ao veterinário que ele fará para você. Também não se esqueça de discutir a saúde dental do seu cão em suas visitas regulares ao veterinário.

Veja também esse vídeo de uma veterinária explicando como escovar o dente do seu cão:

O que achou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e mostre a eles como devemos ter cuidado com a saúde bucal do nosso melhor amigo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu