Dor de Dente em Cachorro
in

O Que Fazer Com Dor de Dente em Cachorro

A dor de dente em cachorro √© um problema s√©rio pois al√©m de trazer muita dor e inc√īmodo ela deve ser tratada logo nos primeiros sintomas.

Uma das possíveis causas da dor de dente em cachorro, pode ser um dente quebrado ou trincado. Além da fratura óssea, os cachorros também sofrem com problemas na gengiva. A boca do cachorro é alcalina, o que ajuda na formação de placas bacterianas e, diferente dos humanos, os cães não costumam escovar os dentes diariamente.

Os restos de alimentos, junto da saliva e das células mortas vão com o tempo se acumulando, por isto é preciso ficar muito atento porque não havendo a escovação dos dentes por parte dos seus donos, as placas surgem e ficam cada vez mais espessas provocando a rápida multiplicação das bactérias.

Com o aumento das bact√©rias, a boca do seu c√£o mobiliza c√©lulas para combater a invas√£o. Essas c√©lulas mobilizadas se combinam com as bact√©rias para causar inflama√ß√Ķes e destrui√ß√£o do tecido da boca do seu cachorro. Com o avan√ßo da inflama√ß√£o e destrui√ß√£o do tecido, ocorre destrui√ß√£o dos ossos, o que finalmente leva a perda dos dentes ‚ÄĒ e muita dor para seu c√£o.

Além deles não saberem escovar os dentes, eles também não falam, ou seja, dificilmente conseguiremos perceber os sinais de que estão com problemas de dente ou na gengiva, a não ser quando o estado já for muito avançado, só que neste caso o tratamento é bem mais difícil.

Devido seu instinto animal dizer que ele não deve mostrar sinais de fraqueza seu cão provavelmente irá comer como sempre, fazer festa ao te ver chegando em casa e agir como o mesmo cão que você conhece e ama. Cabe ao dono ficar sempre atento ao seu comportamento e aos sinais que poderão indicar um dente rachado ou uma doença periodontal.

Conheça os principais sintomas de dor de dente em cachorros

• Gengivas vermelhas ou sangrando
  • Caro√ßos ou incha√ßos na boca
  • Mau h√°lito
  • Sangue no brinquedo de morder
  • Saliva viscosa ou com sangue
  • Perda de dentes
  • Dificuldade para pegar a comida
  • Mastiga√ß√£o com apenas um lado da boca
  • Timidez com a cabe√ßa (ele n√£o quer que voc√™ toque em sua cabe√ßa)
  • Corrimento nasal e espirros (gengivite avan√ßada nos dentes caninos superiores pode levar a perda √≥ssea entre a cavidade nasal e oral)

√Č preciso ter o h√°bito de verificar o estado dos dentes regularmente abrindo a boca do seu cachorro. Claro que isto deve ser feito com cuidado. Tenha paci√™ncia e certifique-se de que o animal est√° tranquilo para n√£o correr o risco de ser mordido. Al√©m disso, fique de olho em dentes escurecidos, quebrados ou soltos. S√£o sinais de que os dentes v√£o mal.

√Č obriga√ß√£o de todos aqueles que escolhem ter um c√£ozinho cuidar da sua sa√ļde bucal, pois ele √© um grande amigo, sempre carinhosos e fiel, mas precisa dos nossos cuidados e a melhor forma de cuidar da boca do seu c√£o √© providenciando exames pelo menos uma vez por ano.

Nesses exames ser√° feito um raio-x e a limpeza dos dentes e se houver algo de errado ser√° tratado ainda no in√≠cio. √Č importante tamb√©m que voc√™ fa√ßa a limpeza dos dentes de seu c√£o, basta comprar uma escova e pasta dental espec√≠ficos para c√£es e quando fizer a escova√ß√£o, fique observando se h√° algum caro√ßo ou incha√ßo na boca do animal.

Outra maneira de manter a boca do seu cão em forma é dar a ele brinquedos para mastigar. Escolha brinquedos de ossos de couro cru que possam dobrar facilmente ou brinquedos duros de borracha. Veterinários também recomendam ficar longe de brinquedos duros como ossos de nylon, couro cru não dobrável, cascos de vaca ou porco, e ossos de animais de todos os tipos, crus ou cozidos. E não use bolas de tênis, cuja superfície abrasiva pode desgastar os dentes do cão enquanto ele mastiga.

√Č muito comum encontrar pessoas que ao perceber que seu cachorro est√° com dor de dente procure algum rem√©dio que alivie a dor e depois acabe deixando por isso mesmo. Este erro √© muito grave. A dor de dente √© um sinal de que algo vai mal na boca do seu c√£o e ele deve ser levado imediatamente ao veterin√°rio para saber o que realmente est√° acontecendo.

N√£o fique seguindo dicas de amigos ou usando rem√©dios caseiros. √Č preciso levar o animal a um profissional que ir√° fazer uma avalia√ß√£o completa e descobrir a causa da dor de dente e tratar o problema como realmente ele deve ser tratado, assim voc√™ ter√° do seu lado um c√£o com a boca saud√°vel e evitar√° uma s√©rie de futuros transtornos, pois uma simples dor de dente, quando n√£o √© tratada adequadamente, pode resultar em algo muito grave.

Este artigo foi √ļtil para voc√™? Se sim, compartilhe com seus amigos e mostre a eles essas dicas.