Por que o Dente Fica Preto? Conheça as 5 Perguntas Mais Comuns

Então você acorda de manhã, se olha no espelho e não entende porque o dente está preto. O surgimento de um dente preto é sempre motivo de preocupação. Se o seu dente está escuro ou escurecendo, você deve prestar atenção.

Além das questões relacionadas à estética, um dente escurecido pode indicar algumas condições mais sérias, como a necrose do nervo dentário, a parte vital do dente.

Essa coloração escura é causada por células sanguíneas em decomposição, fazendo com que o dente afetado se destaque em relação aos demais.

Mas, fique calmo, existe sim uma luz do túnel. Ainda que seja inviável a recuperação completa, com tratamento adequado é possível, por exemplo, evitar que um dente necrosado fique ainda mais escuro.

Graças aos tratamentos reparadores e funcionais é possível sim reverter quadros complicados sem a necessidade de remover dentes e implantar próteses.

Entrevistamos um especialista no assunto e listamos as TOP 5 perguntas mais comuns sobre o assunto.

Meu filho sofreu uma queda e o dente de leite está ficando escuro. O que pode ser?

Durante a infância é comum as crianças sofrerem alguns tombos – especialmente aquelas que estão começando a andar. Pode ser que, entre uma brincadeira e outra, um acidente mais grave aconteça e afete a arcada dentária e, após alguns dias, algum dente escureça. A coloração acontece quando a polpa interna do dente morre.

Em primeiro lugar é preciso consultar um dentista para que se faça o diagnóstico da situação. Nem sempre a morte da polpa afeta o desenvolvimento do dente permanente. Há casos em que a criança permanece com o dente de leite escuro até que o mesmo caia naturalmente.

Apareceu uma mancha escura entre os dentes. O que fazer?

Uma mancha pode não ser um bom sinal. Sempre que identificar uma mancha no dente, é essencial a ida ao dentista para verificar de onde vem a mancha e para que o profissional faça os exames necessários checando se está comprometida a vitalidade do dente. Caso contrário, o paciente corre o risco de uma infecção bucal que pode levar até a perda do dente que apresenta a mancha.

Meu dente ficou escuro após uma queda. Isso tem solução?

Assim como as crianças que os traumas podem acontecem, adultos também podem sofrer com impactos nos dentes que os façam escurecer, muitas vezes meses após o acidente. Novamente, o primeiro passo é consultar um dentista para analisar a condição da polpa, que entra em processo de necrose após traumas fortes.

Dependendo do resultado do teste de raio-x e vitalidade, recomenda-se um tratamento de canal e um clareamento interno e externo (ou lâminas de cerâmica e aplicação de resina) para voltar a ter um lindo sorriso. As próteses e os implantes são indicados apenas para dentes muito debilitados, com polpas que não têm mais como se tornarem saudáveis.

O dente fica escurecido com canal?

Para a dentição adulta que sofreu com manchas internas como a pigmentação da polpa do dente após um tratamento de canal recomenda-se o clareamento interno e externo. Isso pode acontecer e depende de muitas variáveis que nem sempre podem ser controladas pelo dentista. Este é um dos tratamentos mais conservadores, que menos abala a estrutura dos dentes, por isso, o mais recomendado para este caso.

Neste procedimento, o dentista irá remover a restauração que veda o tratamento de canal, limpar o interior do dente e aplicar o produto clareador.

Entretanto, se os dentes estiverem muito escurecidos, é provável que não se chegue a uma coloração satisfatória. Nesse caso, recomendamos outras soluções estéticas, como a aplicação de resinas ou lâminas de cerâmica.

Eu não sofri nenhum acidente e meus dentes estão cada vez mais escuros. Devo me preocupar?

Com o passar do tempo, o processo de remineralização do esmalte dentário fica deficiente. Ou seja, os dentes ficam mais propensos a absorver qualquer pigmentação proveniente de alimentos como o café, o refrigerante de cola e o vinho tinto, além do fumo.

Alguns pontinhos escuros, no meio do dente, podem também surgir devido aos pigmentos. Normalmente, são inofensivos e podem ser retirados através de clareamento.

As placas bacterianas também contribuem para o escurecimento dos dentes. Consegue-se melhor observar a ação das bactérias nos sulcos dos molares e pré-molares, além da base dos dentes que está em contato direto com a gengiva.

A preocupação e os cuidados devem ser constantes. Mais do que causar manchas, as ações das bactérias podem se transformar em cáries que afetam o esmalte, além de infecções na gengiva e no osso de sustentação do dente. Por isso a escovação, o uso do fio dental diariamente e uma visita no dentista de 6 em 6 meses para uma profilaxia, pode prevenir complicações.

Para voltar a ter um sorriso radiante, nesses casos, primeiro é necessário realizar uma limpeza da placa em consultório. Após isso, o clareamento ou aplicação de resina ou lâmina de cerâmica, traz de volta a luz à sua boca.

Compartilhe com seus amigos este artigo nas Redes Sociais e leve informações a outras pessoas sobre os cuidados que devemos ter com nossos dentes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu