Dente Siso Doi para Nascer
in

Porque o Dente Siso Doi Tanto pra Nascer?

A cadeira do dentista causa medo em muita gente e um dos temas que mais assusta os pacientes √© o nascimento dos dentes do siso. Mesmo quem n√£o teve complica√ß√Ķes nessa fase certamente j√° ouviu uma hist√≥ria de algu√©m que passou por maus bocados quando o dente do siso apareceu.

A experiência com a erupção dos sisos varia de pessoa para pessoa e muito se fala sobre eles. Mas o que é realmente verdade e o que é mito? Confira alguns fatos sobre os dentes do siso.

Porque Dentes do Juízo?

Os terceiros molares, ou dentes do siso, s√£o os √ļltimos dentes da arcada em cada lado, localizados no final da gengiva e que costumam surgir entre os 16 e os 25 anos de idade. √Č pelo fato de eles aparecerem entre o final da adolesc√™ncia e o in√≠cio da vida adulta que recebem o apelido de dentes do ju√≠zo.

√Č tamb√©m o seu nascimento tardio que costuma causar problemas: quando os dentes do siso come√ßam a romper, todos os demais dentes j√° est√£o acomodados na nossa boca. Eles precisam encontrar espa√ßo para se posicionar e isso pode causar muito sofrimento e inc√īmodo.

Os primeiros sinais podem surgir de forma totalmente inesperada, começando com uma leve dor entre os dentes. Esta é a hora de procurar um dentista! Dicas de familiares e conhecidos que já passaram por esta situação podem ajudar a aliviar o seu desconforto, mas é o profissional quem vai avaliar o seu caso, inclusive os cuidados durante o nascimento dos seus dentes do siso.

Voc√™ provavelmente ter√° de realizar alguns exames de diagn√≥stico por imagem, como tomografias ou radiografias panor√Ęmicas. A partir dos resultados desses testes, o dentista dever√° te orientar sobre os procedimentos mais indicados e mesmo uma eventual extra√ß√£o dos dentes.

Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o Dente do Siso:

Problemas Quando o Dente Siso Nasce

J√° vimos que o surgimento dos dentes do siso pode ser um inc√īmodo quando n√£o h√° espa√ßo suficiente para que eles se acomodem, mas quais s√£o de fato as complica√ß√Ķes que isso pode causar?

Quando n√£o h√° espa√ßo suficiente os dentes do siso podem nascer de forma mal posicionada ou entre outros dentes que j√° se acomodaram no seu sorriso. Ao empurrar os outros dentes para se acomodar, os sisos podem acabar desalinhando a sua denti√ß√£o ou deixando-a apinhada, o que √© frustrante para quem j√° investiu tempo e dinheiro em aparelhos ortod√īnticos, por exemplo.

Mesmo quando o espaço na boca não é um problema, o nascimento dos dentes do siso pode ser uma experiência desagradável. Isso porque a erupção desses dentes pode deixar a gengiva inflamada ou até mesmo infeccionada.

Casos mais raros incluem outras doen√ßas na gengiva e podem causar dor ao comprimir o nervo da mand√≠bula ou at√© mesmo absorver a raiz do dente vizinho. H√° registros de cistos e tumores, mas estes s√£o ainda mais raros. √Č preciso estar atento, mas tamb√©m n√£o h√° motivo para se desesperar: fazer o tratamento adequado e a tempo costuma evitar maiores problemas.

√Č comum que se acredite que o aparecimento dos dentes do siso podem ocasionar outras complica√ß√Ķes, como o bloqueio da respira√ß√£o e da fala. O motivo seria que os sisos atrapalham os movimentos da boca. A movimenta√ß√£o da boca pode ser de fato comprometida quando o surgimento dos dentes do siso vem com uma inflama√ß√£o, mas isso n√£o vai interferir no seu modo de respirar ou falar.

LEIA TAMB√ČM: Quais s√£o os Sinais que Devemos Observar para Fazer um Tratamento de Canal

Dente Siso Arrancar ou N√£o?

Quando os sisos chegam causando dor e desconforto, a solu√ß√£o geralmente √© a extra√ß√£o. Retirar os dentes que est√£o causando sofrimento por causar inflama√ß√£o e √†s vezes at√© mesmo infec√ß√Ķes resolve o problema. Nesses casos, por mais radical que pare√ßa, a solu√ß√£o √© literalmente cortar o mal pela raiz.

Mesmo se o seu caso for de extração, não se preocupe: a tecnologia evoluiu bastante para minimizar os desconfortos. Para os casos menos complexos, a cirurgia atualmente é feita no próprio consultório, com anestesia local e deve demorar entre 30 minutos à uma hora. Se o caso for mais complicado talvez seja necessário realizá-lo em um hospital para cuidados mais adequados.

Você deve estar se perguntando se não há problema em ficar com dentes a menos em nossa arcada, mas para responder isso é necessário pensar no papel que os dentes do siso desempenharam no curso da evolução da espécie humana.

O cuidado que temos hoje em dia com os nossos dentes é muito recente em nossa cultura. Há até poucos séculos, não tínhamos nem a preocupação em manter nossa dentição saudável e nem a tecnologia adequada para cuidar dela. Com esse tratamento precário, perder dentes também era muito comum Рincomum, na verdade, era manter todos eles.

Sendo a mastiga√ß√£o uma parte fundamental do nosso processo digestivo, manter-se capaz de usar os dentes para se alimentar passou a ser quest√£o de sobreviv√™ncia. A√≠ entram os dentes do siso: eles surgem mais tarde na vida para suprir a falta que eventuais dentes perdidos faziam. Mesmo sem a maioria dos dentes da frente – geralmente os primeiros a se perderem por causa de infec√ß√Ķes ou maus h√°bitos – os novos molares supriam essa necessidade.

Assim como a tecnologia nos tratamentos ortod√īnticos, a nossa esp√©cie tamb√©m evoluiu. Passamos a manter os nossos dentes por mais tempo e os sisos tornaram-se desnecess√°rios e at√© mesmo inc√īmodos.

Atualmente, muitas pessoas at√© mesmo j√° nascem sem os dentes do siso, o que seria considerado um passo a mais em nossa evolu√ß√£o. Com os h√°bitos humanos mais recentes, ter os sisos passou a ser uma desvantagem evolutiva ‚Äď ou, ao menos, mais um dos motivos que nos leva a fazer uma visita ao dentista.

E ent√£o, gostou das informa√ß√Ķes do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais e mostre a eles as curiosidades sobre o dente do siso.